Fatos sobre a vida de Stephen Hawking

Na madrugada de hoje (14) foi comunicado o falecimento de Stephen Hawking, um dos maiores cientistas da nossa época, aos 76 anos de idade. Hawking era físico teórico e cosmólogo.

Imagem: National Geographic.
Imagem: National Geographic.

 

Sua vida foi repleta de fatos interessantes e curiosos. Conheça alguns deles:

 

1 – Notas baixas na escola

Hawking não era um exemplo de aluno no ensino básico. Por desinteresse, ele tirava notas baixas a medianas. Porém quando fez a prova para ingressar em Oxford, obteve uma das melhores notas e conseguiu uma bolsa de estudos.

 

2 – Hawking viveu muito mais do que o previsto pelos médicos

Aos 21 anos, Hawking foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença neurológica que faz com que os pacientes percam o controle de seus músculos. Pacientes com essa doença não vivem mais que 5 anos. Contra todas as expectativas, Hawking viveu por mais 55 anos depois de seu diagnóstico.

 

3 – A voz de Hawking é única

Hawking usava um sintetizador de fala que controlava através de um sensor infravermelho em seus óculos, que gerava as palavras detectando o movimento de sua bochecha. O sintetizador estava há tempos desatualizado e Hawking teve a opção de atualizá-lo, mas optou por não atualizá-lo pois acreditava que essa voz já era parte de sua identidade. Além disso, a voz do sistema de fala de Hawking já não é mais utilizada, fazendo com que ela seja única.

 

4 – Hawking participou de séries de TV

O gênero de ficção científica sempre fez certas homenagens a grandes cientistas, e Hawking foi um deles. Mas em algumas séries ele realmente participou como personagem! Séries como Star Trek: The Next Generation, The Big Bang Theory e as animações The Simpsons e Futurama, onde dublou seu personagem.

 

5 – Possui um dos QI’s mais altos da história

Seu QI era 160 pontos (o mesmo que Einstein). Para uma pessoa ser considerada um gênio, precisa ter um QI mínimo 140. Pessoas comuns possuem um QI de 100.

 

6 – Teoria do Universo Infinito

Um dos seus trabalhos mais influentes foi A Teoria do Universo sem Limites. Em conjunto com o físico Jim Hartle e os trabalhos de Einstein, os físicos desenvolveram essa noção que foi essencial para a física moderna.

 

7 – Vida fora da Terra

Hawking acreditava em vidas extraterrestres. Mais do que isso, ele acreditava na ideia de que existe a possibilidade de sofrermos um ataque alienígena, e que nossa chance de sobrevivência seria escapando da Terra. Por esse motivo, Hawking foi um dos maiores colaboradores para viagens de exploração e turismo espacial.

 

Stephen Hawking

1942-2018